EXAMES E PROCEDIMENTOS

Tomografia Computadorizada 3D
A tomografia com-putadorizada (TC) é um dos métodos de exame mais confiáveis e seguros disponíveis atualmente. É rápida, simples e total-mente indolor. A TC utiliza um aparelho de raios X que gira a sua volta, fazendo radiografias transversais de seu corpo.
Estas radiografias são então convertidas por um computador nos chamados cortes tomográficos. Isto quer dizer que a TC constrói imagens internas das estruturas do corpo e dos órgãos através de cortes transversais, de uma série de seções fatiadas que são posteriormente montadas pelo computador para formar um quadro completo. Portanto, com a TC o interior de seu corpo pode ser retratado com precisão e confiança para ser depois examinado.
Raios-X
É um exame indolor, obtido mediante a exposição de áreas do corpo a determinada dose de radiação ionizante, gerando imagens do seu interior que podem ser registradas em filme. É um método amplamente utilizado para a avaliação do tórax, coluna e do esqueleto em geral e de órgãos abdominais, dentre outros.
A mesa de Raios-X MULTIX B é um aparelho de radiologia voltado para atendimento geral. O equipamento permite realizar exames de crânio, tórax, coluna, abdômen e extremidades com o paciente em diversas posições. Com o aparelho, os pacientes podem ser examinados em macas e em exposições laterais na própria mesa. A mesa possui display digital e teclado de membrana para livre seleção de parâmetros radiográficos. Por sua configuração versátil e compacta, o conjunto MULTIX B pode ser instalado em locais com espaço mínimo e não requer montagem no teto ou parede. A estativa é do tipo solo-mesa, ou seja, apoiada somente no chão e na mesa, facilitando limpeza e instalação, além de tornar mais simples sua operação.
O gerador de raios-X fica embutido embaixo da mesa de exames, estabelecendo um novo padrão em economia de espaço e design. A MULTIX B faz parte da linha de produtos de Radiologia da Siemens. Trata-se do primeiro equipamento médico produzido no Brasil a receber uma certificação de conformidade da ABNT.
Eletrocardiograma
O eletrocardiograma é um exame de saúde na área de cardiologia no qual é feito o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração. O exame é habitualmente efetuado e interpretado por técnicos de cardiopneumologia e revisto por médicos.

O aparelho registra as alterações de potencial elétrico entre dois pontos do corpo. Estes potenciais são gerados a partir da despolarização e repolarização das células cardíacas. Normalmente, a atividade elétrica cardíaca se inicia no nodo sinusal (células auto-rítmicas) que induz a despolarização dos átrios e dos ventrículos.
Esse registro mostra a variação do potencial elétrico no tempo, que gera uma imagem linear, em ondas. Estas ondas seguem um padrão rítmico, tendo denominação particular.
Para se realizar o exame eletrocardiograma (ECG), o cardiopneumologista (CPL) (Também designado por técnico de cardiopneumologia) deve inicialmente explicar ao paciente cada etapa do processo. O ambiente da sala deve estar com temperatura agradável (nem muito quente nem muito frio). O paciente deve estar descansado há pelo menos 10 minutos, sem ter fumado tabaco há pelo menos 40 minutos e estar calmo. Deve ser investigado quanto ao uso de remédios que esteja usando, ou que costume usar esporadicamente.
Polissonografia
Colonoscopia
Eletroencefalograma
Teste Ergométrico
Citoscopia
Urografia
Prova da Função Pulmonar
Impedânciometria
Otoemissões (Teste da Orelhinha)
Videolaringoscopia
Videolaparoscopia
Densitometria Óssea
A densitometria óssea é um exame de radiologia que mede, com rapidez e precisão, a densidade dos ossos. O paciente permanece deitado em uma mesa acolchoada enquanto o “braço” do equipamento em forma de “C” – que contém em uma extremidade o tubo de raios-X, e, na outra, o colimador e o detector – move-se adquirindo as informações do exame. O resultado é comparado com padrões para idade e sexo. É principalmente usada para diagnosticar quadros de osteopenia ou de osteoporose, doenças nas quais a densidade e a quantidade de minerais são baixas, e o risco de fraturas é alto. A osteopenia é uma afecção óssea na qual os ossos perdem estes minerais e têm menor densidade, o que os torna mais frágeis. Quando a perda óssea é grave, a afecção se chama osteoporose.
Os objetivos do exame são: avaliar o grau de osteoporose, indicar a probabilidade de fratura, possibilitar a obtenção da curva de perda óssea através do tempo (quando a avaliação é feita periodicamente), e auxiliar no tratamento médico.
O Hologic Discovery é a melhor plataforma para apoiar um amplo espectro de pacientes que precisam de cuidados especiais após uma certa idade. Ele permite que você avalie não só fraturas vertebrais, mas também oferece a visualização de calcificações da aorta abdominal com uma única varredura. Fornecendo-lhe as melhores ferramentas de diagnóstico para apoiar a detecção precoce e tratamento da osteoporose, oferecendo a plataforma mais abrangente para a avaliação da saúde, obesidade e dos ossos.
Ultrassonografia
A ultrassonografia (ou ecografia) é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo. Os aparelhos de ultrassom em geral utilizam uma frequência variada dependendo do tipo de transdutor, desde 2 até 14 MHz, emitindo através de uma fonte de cristal piezoelétrico que fica em contato com a pele e recebendo os ecos gerados, que são interpretados através da computação gráfica. Quanto maior a frequência maior a resolução obtida. Conforme a densidade e composição das estruturas a atenuação e mudança de fase dos sinais emitidos varia, sendo possível a tradução em uma escala de cinza, que formará a imagem dos órgãos internos.
A ultrassonografia permite também, através do efeito doppler, se conhecer o sentido e a velocidade de fluxos sanguíneos. Por não utilizar radiação ionizante, como na radiografia e na tomografia computadorizada, é um método inócuo, barato e ideal para avaliar gestantes e mulheres em idade procriativa.
A ultrassonografia é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais versáteis e ubíquos, de aplicação relativamente simples e com baixo custo operacional. A partir dos ultimos vinte anos do século XX, o desenvolvimento tecnológico transformou esse método em um instrumento poderoso de investigação médica dirigida, exigindo treinamento constante e uma conduta participativa do usuário.
Ecocardiograma
M.A.P.A.
Retossigmoidoscopia
Sistema Holter
Oximetria
Peniscopia
Nasovideofibroscopia
Audiometria
Vectoeletronistagmografia
Videoestroboscopia
Mamografia Digital